Páginas

sexta-feira, 11 de abril de 2014


                                       VOCÊ É QUEM DOS TRÊS? Lucas 10.25,36.

 

Havia uma guerra histórica entre Judeus  e Samaritanos. Quando as dez tribos foram transportadas para o cativeiro da Assíria. Teve um grande conflito entre Judeus e Samaritanos, e isso ficou marco histórico entre esses dois povos. Jesus mandou que os doze não entrasse na cidade dos Samaritanos Mt 10.5. Tiago e João queriam permissão de Jesus para mandar fogo e consumir a cidade dos samaritanos Lc 9.52-55. O leproso que foi curado entre os dez era samaritano Lc 17.16. A conversão da mulher samaritana. Eles diziam  que Jesus era samaritano e que tinha demônio Jo 8.48.

 1-A PRIMEIRA PERGUNTA ERA ACERCA DA VIDA ETERNA. Que farei eu para herdar a vida eterna?

Jesus responde com o cumprimento dos mandamentos. E depois disso ele faz uma outra pergunta que entendo eu ser capciosa. E quem é o meu próximo?

 2- SACERDOTE Religioso preocupado somente consigo mesmo não teve tempo para   lhe dar atenção. É bem assim estamos tão preocupados com nós mesmos, que não temos tempo para olhar o clamor daquele que sofre. Ele era santo mais vivia de maneira INDIVIDUALISTA. Nós estamos tão acostumados a ouvir pelo noticiários, tanto atrocidade que nem nos comove mais. Já observou isso? Estava preocupado com a ortodoxia, com a liturgia, com o culto com seu status de sacerdote, estava centrado nele mesmo. SERÁ QUE ESTAMOS CENTRADOS EM NÓS MESMOS QUE NÃO TEMOS TEMPO PARA OUVIR O CLAMOR DAQUELE QUE SOFRE. E está caído no nosso caminho?

 3- LEVITA: São os encarregados da musica. Quem são esses na igreja ? Gente que só está preocupada com o louvor. Pra ele o evangelho está resumido somente em musica, se ele precisar  de ir para uma igreja que não tem louvor, ele não é crente. O levita estava tão preocupado com seu instrumento, que nem viu o clamor daquele que estava sofrendo.

 4- SAMARITANO Esse não tinha nenhuma obrigação de ajudar a um Judeu. Se  moveu de intima compaixão, e fez o que os outros dois não fizeram.

 a-  Atou-lhe as feridasAplicando azeite. Será que não estamos transportando o azeite para outros? Azeite e vinho Fez o que o outros não fizeram: Se vc não faz cuidado: Deus passa para outro.

 b-  Colocou-o numa cavalgadura Providenciou transporte.

 c-  Levou- o para uma estalagem , ou seja hotel Lugar seguro, e cuidou dele.

 d-  Pois a mão no bolso Tirou dois dinheiros e deu ao hospedeiro, e disse cuida dele, e tudo que ele gastar quando eu voltar eu pagarei.

 E Jesus perguntou ao homem: Qual desses três parece ser o próximo daquele que caiu na mão dos salteadores. E o homem respondeu aquele que usou de misericórdia.

 TEM MUITA GENTE SÓ FALANDO QUE VAI FAZER, MAIS NO FUNDO NÃO FAZ ABSOLUTAMENTE NADA.

PASTOR SAULO MARAFON 19 JULHO 2013.